Terapia online funciona?
- Luciana Netto

- 31 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2025

Você sabia que é possível fazer terapia sem sair de casa?
Sim, o atendimento em psicoterapia pode ser realizado à distância!
Com o desenvolvimento tecnológico, muitos profissionais passaram a incluir modalidades de trabalho remoto em suas rotinas e muitos clientes passaram a demandar esse tipo de atendimento.
Nós, psicólogos e psicanalistas, estamos habilitados a propor e conduzir processos de psicoterapia online. Se você mora fora do Brasil e sente a necessidade de falar sobre seus afetos em sua língua materna, ou se reside em uma cidade menor e se sente mais seguro e confortável interagindo com um profissional de outra região, o acompanhamento psicológico online pode ser um recurso importante para o seu autocuidado.
Uma das vantagens indiscutíveis deste trabalho clínico e terapêutico à distância é a acessibilidade ao cuidado em saúde mental para pessoas que não podem se deslocar fisicamente por alguma condição orgânica e corporal ou por não estarem vivenciando um momento de vida que permita transitar por diversos lugares distintos.
Além disso, a psicoterapia online permite o acesso rápido e imediato em momentos de ansiedade extrema ou de sensação de desorganização emocional. A vida é permeada de desafios cotidianos. Trabalhar, estudar, ter uma família, criar filhos, se relacionar com as pessoas, cuidar de si e da própria saúde. Tudo isso é bastante complexo e procurar ajuda emocional impacta diretamente a forma como percebemos nossas vivências afetivas.
Atualmente, existem diferentes plataformas específicas para o contato remoto. Elas protegem o encontro entre o terapeuta e o paciente das inúmeras distrações das redes sociais, garantindo condições adequadas para a consulta psicológica.
Costumo solicitar aos meus pacientes que se preparem para a consulta com o psicólogo, buscando um lugar silencioso e bem iluminado, que garanta privacidade e conforto para que a escuta e o livre falar possam operar de forma eficaz. Ah, fones de ouvido são sempre bem-vindos, pois ajudam a garantir uma boa conexão. Avisar as pessoas que dividem a casa com você que você estará ocupada (o) por uma hora também é uma boa orientação.
A ideia é criar um ambiente que se assemelhe ao máximo à sua ida ao consultório de um profissional.



