top of page

Vamos falar sobre Psicoterapia?

Psicoterapia: O que você pode querer saber!

 

O que é Psicoterapia?

A Psicoterapia é um processo terapêutico que tem como objetivo ajudar a pessoa a lidar com conflitos emocionais, comportamentais e psicológicos. É uma forma de tratamento para o sofrimento, que pode se manifestar no corpo (através de um dor, de uma sensação física ou de uma alteração na percepção de uma parte do corpo), na mente (através de pensamentos intrusivos e repetitivos ou de pensamentos aflitivos e penosos) e nas emoções (através da angústia, tristeza, apatia, anestesia, ansiedade). É um espaço seguro e confidencial para acolher o que está difícil de lidar e para a livre expressão do paciente.

Para que serve a Psicoterapia?

Ela ajuda o paciente a encontrar as raízes dos seus conflitos emocionais, mas vai além: propõe um caminho de autoconhecimento e de transformação de vida, possibilitando bem estar e equilíbrio  psicológico e afetivo.

Fazer terapia é falar, conversar, desabafar?
Não. A Psicoterapia trabalha a partir do que é falado, pois falando, nos expressamos e, tendo alguém que nos escute profundamente, colocamos em movimento nossos afetos, nossas crenças e  pré-conceitos que carregamos dentro de nós, viabilizado que a gente se liberte, pouco a pouco, do que não faz sentido.

Quais são os benefícios da Psicoterapia?
Ela possibilita o alívio do sofrimento e a transformação do mal estar, o autoconhecimento, o cuidado com o corpo, com as emoções e com os nossos relacionamentos interpessoais. Ela também desperta mais atenção e sensibilidade para a vida e para os relacionamentos.

Como funciona o processo de Psicoterapia?
As sessões acontecem, pelo menos, uma vez por semana com dias e horários combinados entre o psicólogo e o paciente. Cada sessão dura 50 minutos. Nesse tempo, o psicólogo oferece uma escuta qualificada e acolhedora e intervém com perguntas, reflexões e interpretações com o objetivo de compreender o paciente e de levá-lo a fazer associações, dando espaço para novos pontos de vista sobre aquilo que o faz sofrer.

Por que a história de vida é tão importante na terapia?
Entender o que vivemos nos ajuda a compreender como nos sentimos. Nossa história nos conecta com memórias, afetos e com a nossa realidade interna e externa.

É possível perceber mudanças no dia a dia durante o processo de Psicoterapia?
Sim. O processo terapêutico possibilita que o paciente se ocupe de si mesmo podendo trazer  mudanças significativas nos relacionamentos sociais, amorosos e familiares, maior envolvimento com o trabalho e estudos, aumento do autocuidado.

A terapia tem um tempo certo de duração?
Não, necessariamente. A duração do processo é algo que psicólogo e paciente vão construindo juntos, de forma contínua e respeitosa.

Ficou interessado(a)?
Se você sente que precisa de um espaço de escuta, acolhimento e transformação, a Psicoterapia pode ser o caminho para cuidar de você.

Modalidades de atendimento:

Como a terapia pode te ajudar?

A terapia é recomendada para o tratamento de ansiedade, depressão, medos e angústias excessivos, perdas e luto, comportamentos impulsivos e repetitivos, inibições e bloqueios. Ela auxilia muito no cuidado de quadros clínicos tais como: insônia, estresse, estresse pós-traumático, esgotamento físico e mental, dificuldades no relacionamento amoroso, conjugal ou familiar, burnout.

 

Procurar ajuda especializada é sinal de coragem. Superar angústias e compreender o sofrimento pode liberar energia para se viver melhor e obtendo equilíbrio emocional e psicológico.

E a Psicanálise?

A Psicanálise é uma teoria e uma técnica de psicoterapia pautada pela palavra e pela linguagem. Ela estabelece uma forma de trabalho baseada no vínculo afetivo que se estabelece entre o psicanalista e o seu paciente. Ela considera a singularidade de cada pessoa que busca um tratamento. Esta singularidade é composta pela história de vida de cada um e pela forma única como cada pessoa percebe e sente o mundo ao seu redor.

 

Muitos psicólogos escolhem a Psicanálise como a metodologia que orienta sua forma de trabalho. Embora existam muitas teorias possíveis de embasar o trabalho em saúde mental, a clínica é feita de uma escuta atenta e amorosa que está a serviço de ajudar o paciente a se conhecer melhor e a viver com menos sofrimento.

  • Whatsapp
bottom of page